domingo, 5 de setembro de 2010

Os urubus gospels da internet


"O profeta sente dor em mostrar os erros."

Tenho visto essa categoria aumentar a cada dia, e tenho que confessar que preciso lutar contra mim mesmo para não tornar-me um deles!

Os profetas sempre tiveram um papel fundamental no judaísmo e, no cristianismo, são como torres de vigias, quase nunca se encaixam nos padrões dos “sacerdotes” e estão lá para falar na cara os erros dos falsos profetas, sacerdotes, intérpretes. Os erros do povo de Deus.

Mas existe uma grande diferença entre um profeta e um cara que só gosta de criticar, o profeta é um cara que não se conforma com o erro, mas que ama muito a quem ele está criticando.

Certa vez ouvi a história de uma profetiza que entrou no gabinete pastoral e falou: Pastor, Deus vai destruir a nossa cidade esta semana por causa dos nossos pecados!

O pastor se levantou e olhou nos seus olhos e declarou: Isso que você esta profetizando é falso! E ela com os olhos arregalados perguntou o porque ele falava isso. Ele respondeu: Porque se você fosse profeta de Deus e esta mensagem fosse dele, você falaria isso com lágrimas nos olhos!

Nem sei se esta história é verdadeira, mas ela ensina algo que é muito verdadeiro: o profeta sente dor em mostrar os erros dos da sua casa. Não é prazeroso para ele, ele o faz porque Deus mandou e não tem saída, ele tenta sempre trazer o conserto e a reconciliação.

Com a internet, a voz dos que não eram ouvidos ganhou uma chance, mas com esta chance veio todo o tipo de “profeta” e frustrados religiosos.

Se você varre a sua casa e joga o lixo fora, você é uma pessoa que está se importando apenas coma a casa limpa. Mas se você vai com o seu lixo até o lixão e fica por lá observando os outros lixos, aí então você deixou de se importar com a casa e se encantou pelo lixo.

É isso que tenho visto em alguns blogs, vídeos, twitters aqui na internet. Pessoas que já saíram de casa para morar no lixão, onde ficam mexendo nos lixos gospels para encontrar os mais fedorentos e guardar para sua coleção. Assim, ficam o tempo todo mostrando aberrações gospels e se divertindo com o que Deus se entristece.

Apenas Urubus gostam de ficar o tempo todo em lixões ao redor das carniças. Este tipo de material não traz vida, não traz mudança social e religiosa, mas sim entretenimento bizarro, e isso os profetas nunca fizeram.
Tenho que confessar, eu sou por criação um cara muito crítico, mas não quero transformar meu blog, meu Twitter, minhas peças ou pregações em um lixão onde não me importe mais com a limpeza da casa e sim em sobreviver da carcaça de quem já esta morto. Deus me ajude a criticar com amor e a não perder o foco!

Por: Marcos Botelho, pastor de jovens da Igreja Presbiteriana de Alphaville e missionário da SEPAL

3 comentários:

Elielson Santos disse...

Olá pastor Marcos,

Que Deus nos capacite a anunciar o evangelho genuíno amando o próximo como a nós mesmos. Boa mensagem.

Elielson

samuel disse...

É a primeira vez que comento no blog mas quero dizer q entro quase todo dia para ver se tem atualizações. Um dos motivos que me fazerm gostar mais desse blog que os demais é justamente pelo fato de as postagens estarem relacionadas sempre ás ações das pessoas. O foco do blog é sempre criticar ações errôneas, sempre incentivando uma mudança e uma reflexão nas pessoas que lêem. O q gosto no blog é que ele não procura queimar ou difamar niguem, mas os textos sempre provocam reflexões e um desejo d emudanca de atitudes. Tenho sempre falado desse blog em outros por ai, já que muitos blogs se preocupam apenas em criticar a roupa, o modo de cantar de alguém, tornande-se apenas blogs de fuxico, mas que não tem nenhum efeito sobre aqueles que o lêem, e isso os próprios crentes já fazem no pátio da igreja. Pelo que entendi o texto não é do dono do blog mas eu espero que essa também seja sua visão. E se assim for que Deus te abencoe e te faça permaneçer nesse propósito. Vou procurar sempre comentar agora, se não posso ajudar de outra forma pelo menos vou ajudar aumentar o número de cometários do blog, se é que isso vale alguma coisa, mas enfim... Fica com Deus.

Alberto Couto Filho disse...

Amado pastor,
A paz

Por tudo o que o Samuel disse e pelas minhas convicções fico por este seu excelente espaço e por alguns outros, à busca de edificação - sempre encontro mensagens edificantes como esta.
Ainda há pouco postei 'O JUSTO E A INIQUIDADE',em razão de ter lido uma composição da poetisa Stela Câmara Dubois.
Veja em meus links a imagem do Veshame.
Faça-me uma visita e honre-me com seu comentário.
Deus te abençoe
Em Cristo
Alberto Couto Filho

Postar um comentário

Deixe um comentário

 
Pesquisa personalizada