sábado, 3 de julho de 2010

Blogosfera cristã se expande e quantidade de páginas de teologia e defesa da fé chama a atenção dos internautas



A apologética, ou defesa da fé, sempre foi tema controverso entre os evangélicos. Normalmente associada ao combate ideológico e espiritual a seitas e heresias, ela costuma dar pano para manga nas igrejas, salas de aula de seminários e congressos.

Da denúncia das crenças consideradas antibíblicas à “caça às bruxas” dos modismos teológicos, a prática apologética nem sempre encontra espaço apropriado para discussão. O estudo acerca do assunto padece, por um lado, da falta de tempo do interessado para aprofundar-se e da carência de instrutores realmente preparados.

Mas há ventos de mudança à vista. Um movimento na internet vem sendo o contraponto positivo destes dias de liquidificador teológico no meio evangélico: os blogs apologéticos. Eles constituem um subconjunto de um universo de mais de 20 mil blogs cristãos brasileiros, reunindo em torno de 2 mil blogueiros apologetas e um público que varia entre 1,6 e 1,8 milhões de visitantes/mês.

É um novo tipo de fórum, onde discussões antes restritas ao âmbito acadêmico estão atraindo cada vez mais crentes. Os blogs apologéticos têm denunciado uma apostasia em franco crescimento na Igreja Evangélica, mas não é só isso.

Além de incentivar o consumo de literatura cristã, eles oferecem material devocional e suprem as deficiências das escolas dominicais – e o grande avanço foi a abertura de espaço para o interesse de um público crescente, germinando uma “semente bereiana” que incentiva o contato diário com a Palavra de Deus, com linguagem acessível, muitas vezes bem humorada, e de acesso gratuito. Os grupos se formam em função de interesses comuns, como combate a modismos, doutrina cristã, heresiologia, defesa da fé… Sobra até para a denúncia de picaretagens e desmandos tristemente praticados “em nome de Jesus”. Uma verdadeira inclusão teológica digital!

Campeões de audiência da apologética

O Tempora, o mores! (http://tempora-mores.blogspot.com) – Reflexões de calvinistas sobre quase tudo – inclusive, religião!

E agora, como viveremos (http://comoviveremos.com) – A sociedade pelas lentes de um antropólogo cristão pentecostal. Temas polêmicos

Renato Vargens (http://renatovargens.blogspot.com) – Traz a visão de um reformado sobre o cotidiano. Textos curtos e leves, mas afiados

Pr. Altair Germano (http://www.altairgermano.com) – Pentecostal. Exorta a melhor formação dos líderes como elemento de mudança

Genizah (www.genizahvirtual.com) – Teologia em linguagem simples e criativa. Apologética com humor. As novidades do absurdário gospel

Púlpito cristão (www.pulpitocristao.com) – Bem diversificado, é um blog engajado no combate ao estelionato religioso. Sobra até para as profetadas, inclusive aquelas com interesse político

Pavablog# (pavablog.blogspot.com) – Provocativo e irreverente. Cristianismo, política, humor e conteúdo cultural

Para variar, a teologia da prosperidade e assuntos conexos estão bombando na internet crente. Aunção financeira do pastor Morris Cerullo, que admoestou os telespectadores do programa Vitória em Cristo a doar 900 reais ao ministério de Silas Malafaia, é a campeã de acessos na blogosfera apologética. A suposta revelação pecuniária diante das câmeras, garantindo bênçãos a quem doasse a quantia, valeu uma saraivada de críticas. Diante da reação, Malafaia preferiu a retórica costumeira: “São pastores recalcados com dor de cotovelo.”

Outro que vem conhecendo o lado combatente dos blogs apologéticos é o telepastor Marco Feliciano. Suas performances teatrais – que lhe renderam fama na “meca do fogo puro”, o Balneário Camboriú (SC) – têm sido alvo de questionamentos sérios. Pior foi a “sociedade com Jesus”, proposta por Feliciano na venda de consórcios de casa própria.

Fonte: Cristianismo Hoje

Comentário (de Avelar Jr.): É verdade que a blogosfera cristã tem alcançado um nível de comunicação surpreendente com o público evangélico e de outras religiões. E justamente por essa razão, os assuntos e temas que ela propõe e a influência que ela exerce devem ser alvo de muito cuidado, responsabilidade e, principalmente, qualidade de conteúdo. 

Espero que, com a graça de Deus, os internautas de Cristo possam realmente fazer frente contra o avanço incessante dos ataques à igreja e ao evangelho de Cristo, que partem não apenas de fora, mas, principal e infelizmente, de dentro - o que também já foi predito pelo apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, há dois mil anos (Atos 20.29-30; 1Timóteo 4.1-2; 2 Timóteo 3.1 a 4.5).

Acredito, ainda, que o que vem acontecendo na blogosfera é uma reação magnífica da igreja de Cristo, que utiliza as armas da luz e a palavra para defender a fé que uma vez foi entregue aos santos, motivada pelo temor de Deus e pelo amor da verdade, tão ausentes em muitos líderes com suas teologias, homílias e templos... E o mais legal é ver que a graça de Deus tem sido proclamada de graça! 

9 comentários:

Teóphilo disse...

Engraçado que faz pouco tempo eu notei exatemente esse "crescimento", mas para cada blog fiel biblicamente aparecem dezenas que só existem à base do "copia e cola" e ainda outros que chegam com falsas propostas apologéticas e, no final das contas, continuam conduzindo ao mesmo engano de antes.
Se continuar comentando vou estragar uma de minhas próximas postagens, mas que tem gente fazendo interpretação de texto só para não dar os créditos ao autor original... isso tem!

Avelar Jr. disse...

Verdade, Teóphilo.

Tá meio que virando um "Copio, logo blogo"... Já vi outros blogs menores quererem se alavancar com textos de amigos e meus (!), e sem ao menos citar as fontes.

Ainda pior: blogs sem conteúdo que disseminam pirataria gospel e usam o texto dos outros para parecer que têm algum conteúdo... parece brincadeira, não é?

Danilo Fernandes disse...

Amigos Avelar e L Paulo.

Este texto não é de SILVIA SHARON, mas de minha autoria. Trata-se de minha coluna na REVISTA CRISTIANISMO HOJE - ediçao de março de 2010 - na edição de impressa, mas também disponivel no site da CH.

Ou seja o proprio texto em questão é um caso de pirataria, ainda que a "autora" o tenha feito sem querer, pois citou a fonte, não colocou o autor - no caso eu, e assinou o inicio do texto dando a entender que o texto é de sua autoria.

VejaM;

http://cristianismohoje.com.br/ch/apologetas-virtuais-e-profetas-de-internet/

Danilo Fernandes disse...

Isto sem contar que o texto foi esfaqueado, risos. Sobre pirataria:

http://www.genizahvirtual.com/2010/06/crente-pirata.html

Antonio Cruz disse...

Vejo os blogs apologéticos como uma ferramenta de despertamento espiritual para a verdadeira igreja do Senhor, aquela que está além das paredes denominacionais. Deus não permitiria que uma ferramenta tão potente como a internet, fosse utilizada somente para o "bem aparente". A indignação com o que acontece à Igreja, fez com que servos fieis se levantassem em protesto contra as inovações e construção de impérios em nome de Deus.

Bela postagem.

Avelar Jr. disse...

Danilo,

Já corrigimos a autoria do texto. Obrigado por avisar-nos.

Se os crentes deviam aprender a dar a César o que é de César... quanto mais aos irmãos o que é deles!

Valeu!

Elídia :) disse...

Os citados "blos apologéticos e afins" em parte respondem a que vieram e em parte, a que me desagrada, só fazem gracejos quanto ao que devíamos chorar e nos envergonharmos, como assisti outro dia em uma mensagem de David Wilkerson. As heresias, existem, e devem ser combatidas, mas ao usarmos muitas vezes ironias, piadas e acusações, apenas fazemos o fazem os demais milhares de blogs e twitters dedicados a combater a fé, acho que cada vez mais, devemos seguir o que cita o autor "aos Hebreus",...(Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé...Hb 12.2).#Prontofalei

Paulo Cassiano disse...

eu glorifico a Deus por este blog, bem como pelos citados... nossa, como eu aprendo - e vou me libertando de coisas - ao ler o conteúdo que vcs publicam... agora, apesar dos avanços, temos muito o que trabalhar, já que muita gente ainda precisa se libertar da religião evangélica...

Daniel Jr disse...

Opa... que excelentes dicas!!! Não estamos sozinhos!!! Quero aproveitar para divulgar o blog da qual faço parte com alguns amigos: http://www.jesusfreakbrasil.blogspot.com

Postar um comentário

Deixe um comentário

 
Pesquisa personalizada