sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Igreja do Ministério de Louvor Hillsong está na mira da lei



Referência no louvor contemporâneo, a igreja do Ministério de Louvor Hillsong, a mais poderosa da Associação Australiana das Assembléias de Deus, famosa por canções como Shout to the Lord (Aclame ao Senhor), é acusada de ter se transformado em um dos maiores impérios financeiro-religiosos do mundo.

No Brasil, suas músicas são conhecidas pelo estilo atraente, dinâmico e vibrante. Tanto cá como lá fora seus CDs e DVDs são o expoente máximo da adoração contemporânea, que introduziu no gospel dos anos 90 o conceito de “adoradores extravagantes”. Mas cada vez mais, o Ministério Hillsong provoca desconfiança em seu país, a Austrália, onde 60% da população se diz protestante, nos Estados Unidos e Europa.

Isso porque as denúncias de abusos e escândalos parecem não ter fim. A começar pela administração daquilo que o ministério fatura. Se por aqui há um tremendo clamor por causa de irregularidades com alguns milhares de dólares, imagine lá, onde o Hillsong declara ter faturado no ano passado mais de US$ 70 milhões, mas usado apenas 2 milhões para os trabalhos sociais, principal destinação de suas entradas.

Além de ministério de louvor, Hillsong (ou Som das Montanhas, em português) é a mais poderosa das igrejas da Associação Australiana das Assembléias de Deus. Apesar da beleza e da profundidade de algumas de suas canções, como Shout to the Lord (Aclame ao Senhor, em português). a denominação é acusada de promover a Teologia da Prosperidade e ter se transformado em um dos maiores impérios financeiro-religiosos do mundo.

As acusações começaram no final dos anos 1980, mas ganharam força em 2000, quando o pastor William Francis Houston – pai do líder da igreja, pastor Brian Houston – confessou ter abusado sexualmente de um menino. Apesar de ter perdido sua credenciaI, a igreja abafou a polêmica e não relatou nada às autoridades locais.

O estilo de vida promovido pela igreja é outra fonte de perturbação. Bobbie Houston, esposa de Brian e pastora líder das mulheres, por exemplo, lançou recentemente uma pregação com o título: “As mulheres do Reino de Deus amam sexo”. Gravada em mp3 num dos congressos femininos internacionais da denominação, o que permite que seja baixada pela internet, a mensagem traz pérolas como: “Façam exercícios. Se estou gorda, sinto-me como uma retardada” e “Meninas, também não esqueçam das cirurgias plásticas e dos exercícios pélvicos”.

Finalmente; no ano passado, o Hillsong convidou o pastor Michael Guglielmucci, pastor de jovens da Igreja Planet Shakers, para participar da gravação de seu mais novo álbum This is Our God (Este é o Nosso Deus). Guglielmucci dizia sofrer de câncer terminal desde 2006 e causou enorme comoção ao aparecer cantando a música The Healer (Aquele que Cura) com um tubo de oxigênio no nariz. Em seguida, porém, não agüentando uma crise de consciência, ele revelou a verdade: “Não tenho nenhum câncer. Forjei a história e enganei até minha esposa e família para encobrir minha verdadeira doença: sou viciado em pornografia. Esse problema, sim, abalou minha saúde e me debilitou emocionalmente”.


Fonte: Ação Gospel
* Saiba mais sobre o Hillsong aqui

16 comentários:

Pedro, Débora e Patrick disse...

Opa, João Paulo!
Muito obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado do poema. Demorei muito para fazê-lo e fico feliz que o trabalho tenha valido a pena. Pode postar a vontade no seu blog! E se quiser fazer melodia também, fico honrada!!!
Obrigada por tudo irmão! E desculpe ter demorado a responder, é que ultimamente estou digitalmente isolada, se é que me entende.

Em Cristo,
Débora Silva Costa.
http://ferazao-bang.blogspot.com/

Adalberto A. R. Taques disse...

As músicas são boas. Balaão profetizava conforme Deus mandava, mas ainda assim induziu o povo de Deus a pecar.
É triste.

Fabio disse...

Confesso que, pessoalmente, acho o Hillsong demasiado artificial.

Fabio

Adriana Melo disse...

Posso estar enganada, mas até onde eu conheço dos evangelhos, não encontrei Jesus dizendo: "Ide e montai ministérios de louvor e fazei shows por todo o mundo; contruam prédios suntosos e fiquem lá dentro no domingo cantando pra mim; ensinem regras de condutas para seus membros, façam edições temáticas de minha palavra, proibais de comer Y e beber X, avisem a todos que eu sou vingador e vou mandar terremoto em quem não me quer...blá blá blá.

Pelo que eu pude ler e entender até agora ele disse que chegaria o dia em que não haveria "lugar certo" para adorá-lo e que os verdadeiros o adorariam em espírito e em verdade; disse também que deveríamos ir e pregar a boa-nova (arrependimento, perdão, morte e ressureição, vida eterna e amor) a toda criatura.

Entendi errado ou está tudo errado?

Que deprê.

joel disse...

Realmente não conhecemos este ministério por tras das cortinas, porém, é inegável a cristocentricidade de suas mensagens. As músicas se referem ao reino, à cruz e à vida de Jesus, por isto, permaneço a ouvir, pois, julgo até onde conheço e as letras eu conheço bem, o mesmo não digo da vida particular de alguém, porém, acredito que compará-los a Balaão é forçar o sentido de uma passagem biblica.
Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

EU fiquei chocadaaa com essa manchete,
e realmente não sei oq dizer
poxa o hillsong que parecia ser um referencial para o Planetaaa
Nossaaaaa... to sem palavras.
Mas deixa que isso Deus vai resolver

brenda disse...

se nao fosse de DEUS ele JA TINHA SE ENCARREGADO DE DESTRUIR AQUELES Q VAO EM SEU NOME ENGANAR SEUS FILHOS..ACREDITO EU Q ARVORES FRUTIFERAS SAO APEDREJADAS..MAIS O SENHOR ESTA NO CONTROLE E ELE COM CERTEZA SABE O Q FAZER.POREM CADA UM COM SUA OPNIAO E AMINHA É Q SAO BONS.GOSTO DOS LOUVORES CONCORDO COM O ULTIMO COMENTARIO.
FIQUEM NA PAZ

Thiago disse...

Pois é, se bem que não é de se espantar coisas do genero, depois de um convite que receberam na minha cidade, e que eles cobraram 250 mil reais, não seria de se estranhar...e a igreja onde estou, estão pensando na ideia, espero que não de certo (só que com um valor de 200 mil)...e como sempre, vem, 1 ou 2...pra dizer que estiveram...
Enquanto isso, um cantor, e missionario, norte americano, nesse mesmo periodo, nessa igreja que cobraram 250 o tal hillsong...ele não iria cobrar nada, iria dar um curso de ministração pro grupo de louvor, e só queria uma oferta pro projeto que ele tem de crianças orfãs na africa....acredita que aconteceu?....a igreja o rejeitou!....uma pena ver que infelizmente tamos na era dos "show" e do "evangeliques"...

Avelar Jr. disse...

Eu acho que deveríamos ter apenas Cristo por referencial.

Avelar Jr. disse...

Brenda,

E por que Deus não destruiu Satanás e as seitas falsas ainda?

Árvores frutíferas podem ter frutos bons mas também podem ter frutos ruins, só lembrando.

É melhor procurar resolver o problema da árvore, não é? Pode ser o solo, o adubo, uma doença...

Paulo Ricardo Carvalho disse...

Ao autor do tópico...

Eu sou muito edificado por todas as letras deste ministério, e de longe eles são um referêncial de qualidade tanto musical, como o principal que é o Reino de Deus.

Acredito que você está se preocupando em causar polêmica com essas informações que não sabemos se são verdadeiras, se elas são cabe a Deus julga-los naquele dia.

Outro caminho legal seria você perguntar e averiguar tais informações com quem faz parte da igreja e é brasileiro, ai em baixo tem um membro de lá que postou 7 coisas que ele aprendeu com a Igreja Hillsong, segue o link:

http://www.brazilaustralia.com/o-que-eu-aprendi-com-a-hillsong/

Abraços

Avelar Jr. disse...

Paulo Ricardo,

Se for verdade o artigo - e cabe à Justiça julgar, não a você ou a mim - o caso é também de polícia, de juiz e, talvez, de cadeia - e não de Deus!

Se fosse só jogar tudo assim pra Deus, vamos soltar todos os assassinos, ladrões, pedófilos e estupradores - inclusive os "gospel" - e esperar sentados que Deus os puna no dia do juízo; enquanto isso o mundo canoniza a injustiça e a impunidade, a criminalidade aumenta suas vítimas (gente de bem), e a gente canta musiquinha na igreja fazendo de conta que tudo é muito bonito, e alienando-nos da realidade por causa de uma tietagem hipócrita e seletiva!

Irrelevante se alguém gosta ou se converteu por causa de alguém se este fez algo criminoso. Este vai ser criminoso do mesmo jeito, merecedor de cadeia do mesmo jeito; e só tem de "bonito" uma capa fina de religião fingida, que Deus, mesmo assim, na sua misericórdia, sabedoria e soberania, usou para ajudar alguém.

Religião não santifica crimes! Lembre-se disso.

Avelar Jr. disse...

A propósito, o artigo informa que está sendo investigada a Hillsong, não está culpando ninguém, porque não é um promotor de Justiça e nem um processo.

Você também pode buscar informações, se tem interesse.

Francyelle disse...

Francielle Neves

Deus é soberano e santo.
Nós somos suditos e pecadores, JESUS veio a terra para que fossemos salvos e transformados de dentro para fora (Santidade).
Se DEUS olhou para a terra e disse que não há um justo se quer, eu entendo que todo um trabalho como o da Hillsong não pode ser corrompido por um erros(pecados da minoria), já que todos nós estamos propricio a errar.

Igreja do Senhor se desperta e orai pelos que estão fracos.

Daniele disse...

Quantas almas não foram libertas nas ministrações deles, com as letras de seus louvores .. quem somos nós para julgarmos .. erramos tanto ou mais que qualquer pessoa ... e a biblia fala bem sobre calunia e difamação

"Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. " Levítico 19:16


assim como em Salmos 15, provérbios 6:16-19, 10:18, 11:13 ...
poderia ficar até amanhã discutindo ... o que importa é o trabalho que eles fazem levando a palavra de Deus, coisa que a maioria de nós não tem, dar a cara a bater* por Deus ... defender quando falam mau do seu irmão .. quem segue os mandamentos e ama o seu irmao, não fala mal dele sem ele poder se defender.

Não vamos ser crentes .. mas sim CRISTÃOS nao vamos querer ser Deus e julgar os outros .. pois ja devemos nos preocupar com o nosso diante do Pai.

Obrigado pela atenção meus irmãos .. fiquem na paz de Cristo. Abraço, Daniele Benedetti

Daniele disse...

Se preocupam tanto com a justiça dos homens ... e esquecem que Deus é o juiz dos juízes .... é com a justiça de Deus que devemos nos preocupar ... e ganhar a vida falando mal da vida de outros cristãos ou não cristãos e os julgando... também não é digno. e no final todos se acertarão com Deus, não importa qual for o pecado.

Enquanto isso não acontece .. o Hillary continuam adorando e levando a palavra de Deus pro mundo todo ... o que nenhum de nós estamos fazendo

Postar um comentário

Deixe um comentário

 
Pesquisa personalizada