sábado, 12 de dezembro de 2009

"Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos "



Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião. (Sl 137.1.)

Junto aos rios da Babilônia. Depois da queda de Jerusalém no ano 586 a.C. Poderia ser em muitos outros lugares e em muitas outras ocasiões. Poderia ser no Egito, na Assíria, na antiga União Soviética, na Europa. Poderia ser nos campos de concentração de Berger-Belsen, Buchenwald e Dachau, na Alemanha; no campo de concentração polonês de Auschwitz; ou no campo de concentração de Mauthausen, na Áustria.
Poderia ser junto ao rio Reno, na Alemanha nazista, na primeira metade do século 20.

Junto aos rios da Babilônia — os rios Tigre e Eufrates (os mesmos que cortavam o Jardim do Éden) e os muitos canais que haviam por ali. Durante o exílio forçado de sete décadas. Bastante longe da saudosa Sião, do saudoso Templo, a habitação do Senhor, dos parentes que permaneceram na saudosa pátria e dos saudosos tempos de paz com Deus. Tudo cheira saudade, melancolia, nostalgia, tristeza e dor.

Os opressores de então eram muito ingênuos ou muito insensíveis ou muito cínicos. Pois pediram aos exilados que cantassem para eles canções alegres, uma das canções do hinário de Sião. Eles atiçaram a memória e a saudade do culto e das assembléias solenes, da banda e do coro dos levitas, do Santo Lugar e do Lugar Santíssimo, dos gestos e das roupas do sumo sacerdote, do altar e do gazofilácio, dos sábados e das luas novas, da Páscoa e da festa dos tabernáculos.

Os oprimidos reagiram de modo correto: sentaram-se e choraram às margens do Tigre e do Eufrates. Suas harpas penduraram-se nos salgueiros que ali havia e negaram-se terminantemente a cantar as canções do Senhor fora da pátria, em terra estrangeira (Sl 137.1-4)!

Retirado de “Refeições Diárias com o Sabor dos Salmos” (Editora Ultimato, 2006)

1 comentários:

Josiel de Assis disse...

Uma música do Boney M. é baseada nessa passagem bíblica: Rivers of Babylon

Postar um comentário

Deixe um comentário

 
Pesquisa personalizada