quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Papa reafirma que só Igreja Católica pode interpretar a Bíblia




É da Igreja, nos seus organismos institucionais, a palavra decisiva na interpretação da Escritura, disse Bento XVI

VATICANO – Papa Bento XVI reiterou com firmeza, em um encontro com estudantes e professores do Pontifício Instituto Bíblico, que apenas a Igreja Católica pode interpretar “autenticamente” a Bíblia.

“À Igreja é destinado o trabalho de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita e transmitida, exercitando a sua autoridade em nome de Jesus Cristo”, defendeu o papa, ao se reunir com cerca de 400 estudantes, funcionários e docentes em comemoração aos cem anos da fundação da entidade pontifícia.

Bento XVI também destacou que, sem a fé e a tradição da Igreja, a Bíblia torna-se um livro “lacrado”.

“Se as exegeses querem ser também teologia, é preciso reconhecer que a fé da Igreja é aquela forma de simpatia, sem a qual a Bíblia torna-se um livro selado: a tradição não fecha o acesso à Escritura, mas, sobretudo, o abre”, disse.

De acordo com o pontífice, “por outro lado, é da Igreja, nos seus organismos institucionais, a palavra decisiva na interpretação da Escritura”, sendo esta “uma única coisa a partir de um único povo de Deus, que tem sido seu portador através da história”.

“Ler a Escritura com união significa lê-la a partir da Igreja como seu lugar vital e acreditar na fé da Igreja como a verdadeira chave da interpretação”, explicou Bento XVI.

O papa relembrou também que o aumento do interesse pelo livro sagrado católico no decorrer deste século ocorreu graças ao Concílio Vaticano II, especificamente à constituição dogmática Dei Verbum sobre a Revelação Divina.

Entre os presentes na reunião estavam o prefeito da Congregação para a Educação Católica, cardeal Zenon Grocholewski, e o padre Adolfo Nicolás Pachón, da Companhia de Jesus.



Fonte: Estadão

5 comentários:

Armando Marcos disse...

e segue a Igreeja Catolica Romana querendo ser a ditadora da verdade do Evangelho

segundo, o Espirito Santo fica onde ai?

a fé, até tudo bem( se fosse uma "fé direita"), mas a Tradição!!!!

Igreja leia- se o Papa e o que o Papa definir, e o que os orgãos oficiais da Igreja Catolica Romana aprovar e os sacerdotes quiserem ver ali dentro da cartilha católica

Enfim, por um momento viva a Reforma Protestante que arrancou o poder soberano dos católicos, mas em segundo o alerta para que a igreja Evangélica não acabe fazendo a mesma coisa, colocando apóstolos, bispos e missionários, como quem manda e desmanda, e criando uma Tradição evangêlica, e não fazendo da Igreja( diga-se pastores e denominações) unica guias para a Verdade

Pedro, Débora e Patrick disse...

Sobre isso, confira essa charge que achei num blog muito legal:
http://4.bp.blogspot.com/_6G8ywKXV4pg/SfXyuPC8WtI/AAAAAAAADq8/UiuVvPjq66Y/s1600-h/papa.jpg

O blog é o Charges Protestantes: http://chargesprotestantes.blogspot.com/

Em Cristo,
Débora Silva Costa.
http://ferazao-bang.blogspot.com/

Avelar Jr. disse...

E essa foi mais uma do "Bitolento dezesseis".
[Musiquinha d'A praça é nossa]

Pedro, Débora e Patrick disse...

Nós é que agradecemos, João Paulo, pois nossas vidas têm sido muito edificadas através do seu Blog. Parabéns pelo 1º ano de Veshame Gospel e que venham muitos outros pela frente.

Em Cristo,
Débora Silva Costa.
http://ferazao-bang.blogspot.com/

Elaine Cândida disse...

Tadinho dele, gentchemmmmm!!!!!

Postar um comentário

Deixe um comentário

 
Pesquisa personalizada