terça-feira, 24 de março de 2009

O que estará acontecendo no "Reino"?



A Igreja Universal do Reino de Deus está dividida. No momento, atravessa uma crise de comando. Há cerca de três meses, seu chefe máximo, Edir Macedo, nomeou o bispo Romualdo Panceiro, o então líder no Brasil, como o seu sucessor mundial.

Panceiro mudou-se para a Califórnia, onde vive Macedo, de onde passaria a comandar a igreja, mas mantendo-se próximo ao fundador da instituição. Surpreendentemente, o novo comandante retornou ao Brasil. Com uma procuração nas mãos passada por Macedo, Panceiro obteve o controle de vários dos mais importantes e valiosos bens da igreja, tornou-se o homem forte e deixou de ouvir o antigo guru, revelam fontes próximas à cúpula da Universal.

O bispo Macedo sentiu-se traído pelo ex-líder no Brasil. No entanto, não teria agora como reverter o poder outorgado a Panceiro. Uma importante funcionária da área administrativa da igreja confirmou que o novo dirigente está fortalecido e “com amplos poderes”. Procurada para falar sobre a crise, a direção da igreja disse que a informação “não procede” e “é infundada”. “A Universal do Reino de Deus tem em seu corpo a liderança do bispo Edir Macedo”, informou em nota.

Criada em 1977 no Rio de Janeiro, na sede de uma antiga funerária, a Igreja Universal cresceu e passou a controlar a Rede Record de Televisão, além de emissoras de rádio, gráficas, jornais, gravadora e instituições financeiras.

Macedo decidiu nomear Panceiro como sucessor depois de ser submetido a uma cirurgia no pâncreas, nos Estados Unidos, há cerca de nove meses. Seu estado de saúde não é bom, garantem religiosos próximos. Ele também sofre de diabetes. Fotografias recentes ao lado de familiares mostradas em seu site pessoal na internet exibem sua fragilidade física. O bispo está muito magro, em comparação com fotografias de um ou dois anos atrás. Depois do “entrevero” com Panceiro, Macedo passou a ter bem mais próximo de si o ex-líder da Igreja Universal no México, Paulo Roberto Guimarães.

O bispo Panceiro comandava a igreja no Brasil há doze anos. Já há algum tempo era o nome preferido de Macedo para a sucessão. Antes imaginava-se que o eleito seria o seu sobrinho, o bispo Marcelo Crivella (PRB-RJ), senador e candidato derrotado a prefeito no Rio de Janeiro.
Na biografia autorizada, O Bispo – A história revelada de Edir Macedo, de Douglas Tavolaro e Christina Lemos (Editora Larousse), lançada em 2007, foi revelada essa preferência. “Se eu morrer hoje, o Romualdo assume tudo. E tenho certeza de que os demais bispos irão respeitá-lo como me respeitam hoje. A Igreja Universal não é um trabalho pessoal, mas uma obra espiritual”, disse Macedo, no livro.

Ao saber dessas palavras, Panceiro respondeu que não tinha condições de assumir o cargo. Na própria biografia de Macedo, afirma-se que ele é temido por outros pastores da igreja, apesar de demonstrar “gentileza e bom humor”, depois de horas de convívio.

Ex-cortador de cana, 49 anos, Panceiro é também um ex-viciado em drogas, como vários bispos e pastores da igreja. “Eu passava os finais de semana me drogando. Meu pai era louco. Eu não tinha o que comer. Não havia futuro para mim”, contou, no mesmo livro. “Ele é o maior milagre da Igreja Universal”, acrescentou Macedo na biografia, ao analisar sua reintegração e capacidade de comando.

Com a ajuda de outros bispos – como Guimarães –, Macedo pode retomar o poder. Mas há um problema político criado na sucessão, além do seu delicado estado de saúde.

Poderosa, a Universal está espalhada hoje pelos cinco continentes. A igreja diz ter se instalado em 172 países. Seu site oficial fornece o endereço de 72. Segundo números oficiais do IBGE, conta com 2 milhões de fiéis no Brasil. Na biografia de Macedo, fala-se em 4.748 templos e 9.660 pastores somente no País. A briga promete não ser fácil. Há muita coisa em disputa.

A crise universal: por Gilberto Nascimento

Fonte: Carta Capital

4 comentários:

Ministerio Fogo no Monte disse...

Creio, que a liderança de uma Instituição como a IURD, não esta atrelada simplesmente a apenas uma procuração. Muito vago essa colocação, a estrutu ra IURD é muito mais complexa do que simplesmente o Bp Macedo decidir e decidido esta, claro que como CEO da Igreja e Presidente da Instituição goza de poderes para determinar "a" ou "b", todavia segue os tramites juridicos de qualquer instituição. Ha sim uma diretoria executiva, uma diretoria financeira, um conselho deliberativo, um conselho fiscal, e sem delongas um exelente corpo juridico. Atrelado a essas peculiaridades de grandes empresas (leia se iurd cnpj) fica ralo achar que devaneios como esse possam prosperar. O patrimonio nos dias de hoje pertence "tambem" ao Bp Macedo. Assim não vejo nenhum "golpe" de BP Romualdo, até porque seria golpear a própria cabeça. Quanto a saude debilitada de Bp Macedo, creio fazer parte da vida de todos nós seres humanos. Que possamos então orar pela vida dele, e que se recupere caso haja alguma enfermidade assolando sua vida. Ao amados fiquem com Deus.

Pr. Reinaldo Filho.

João Paulo Fernandes disse...

Pr. Reinaldo Filho, deve ter algo errado mesmo.Fontes "secretas" afirmam que na verdade o Edir Macedo desde o ano passado deu plenos poderes para o Bispo Renato Cardoso, que há muitos anos já administrava a IURD em toda a Europa e África.
O Bispo Renato Cardoso lidera toda a logística da IURD, desde jornal, radio, tv Record e os centros de ajuda com cursos desde informática até idiomas.

http://www.facebook.com/people/Renato-Cardoso/641463926

prof_fort disse...

Acredito que para alguém que prega um falso evangelho não é impossível que também desrespeite a lei. Acredito que o bispo Macedo pode fazer o que quiser, entidades assim não tem escrupulos e se tem conselhos, órgãos jurídicos, financeiros, etc, é só para se defender e nunca para fazer uma administração transparente. Para mim, vejo que Edir Macedo é como um deus para seus seguidores, ele diz e os fiéis, inclusive os bispos, obedecem. é claro que existem pessoas também à procura de poder e pode a qualquer momento dar um golpe, claro. O que esperar de uma seita como a IURD? Somente nada de bom!!!

pastor victor

grato a Deus por tudo sempre

João Paulo Fernandes disse...

O que esperar de uma seita como a IURD? [2]

Postar um comentário

Deixe um comentário

 
Pesquisa personalizada